terça-feira, 10 de março de 2020

OPERAÇÃO RONDA MARIA DA PENHA TEM NOVA COMANDANTE

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (9), no auditório da União de Municípios da Bahia (UPB), no CAB, a Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar comemorou cinco anos de atuação no acompanhamento de medidas protetivas contra mulheres vítimas de violência na Bahia.

Durante o evento, presidida pelo Governador da Bahia, Rui Costa foi divulgado que a nova comandante da unidade será a major PM Flávia Barreto. O governador anunciou que a Ronda chegará a mais oito cidades: Teixeira de Freitas, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Jequié, Irecê, Catu e Entre Rios.

A solenidade celebrou conjuntamente com os atores que integram a rede de enfrentamento e proteção à mulher, o excelente papel da Ronda em salvaguardar vidas. Por isso foram homenageados os primeiros policiais militares que compuseram o efetivo da Unidade e as instituições e pessoas que colaboraram com a concepção, criação, administração e construção diária da Ronda.

Em um discurso emocionado, a comandante da Operação Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago se despediu e agradeceu. “A minha tropa, policiais militares femininas e masculinos eu registro de que nada seria possível sem que cada um e cada uma decidissem que daria certo. A Ronda hoje é um dos elos na nossa corrente do bem com a comunidade, uma responsabilidade que abraçamos e estamos diariamente prontos e prontas a ajudar. Estamos sempre fortes e atentos para dar mais proteção as mulheres que mais precisam”,, enfatizou.

O governador Rui Costa destacou que "o ideal, no século 21, seria que não tivéssemos nenhuma ocorrência de agressão contra as mulheres. E queremos construir essa sociedade. Espero que em breve possamos ter uma sociedade sem agressão contra as mulheres. Isso é algo para ser construído como política pública, mas também com uma grande mobilização da sociedade. Todo mundo precisa se mobilizar a favor da paz e contra qualquer tipo violência, principalmente contra a mulher".

O comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão enfatizou a responsabilidade da sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres. “A violência contra a mulher não é um problema apenas de polícia, precisamos de mudanças na educação e nos costumes, mas enquanto essa realidade não chega, seguiremos salvaguardando e protegendo a vida das mulheres, através da Ronda”, destacou.

Participaram da solenidade o secretario da segurança pública, Maurício Barbosa, entre outras autoridades civis e militares.

Nestes cinco anos de atuação, a Ronda Maria da Penha prendeu 271 agressores, realizou 2.287 palestras e eventos, 27.065 fiscalizações de medidas protetivas e atendimentos a 6.693 mulheres.

Além da capital, a Ronda já atua nas cidades de Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Campo Formoso, Sobradinho, Jacobina, Ilha de Itaparica, Guanambi e Barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário