terça-feira, 15 de outubro de 2019

PEC DA CARREIRA ÚNICA NA POLÍCIA FEDERAL

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 168/2019), com o intuito de criar carreira única na Polícia Federal, foi elaborada pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e apresentada pelo deputado Aluísio Guimarães Mendes Filho (PSC-MA), em 10 de outubro.

O parlamentar é agente de Polícia Federal aposentado e já foi secretário da Segurança Pública do Maranhão (2010/2014). “A PEC pretende modernizar a PF, equiparando-a às melhores polícias do mundo, com uma estrutura moderna, em que o agente inicia sua carreira pela base e ascende por mérito”, defende Mendes.

O objetivo do texto é, com a reestruturação, melhorar e baratear o serviço entregue a sociedade, de acordo com o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens.

Cabe dizer que a Polícia Rodoviária Federal e o FBI (Estados Unidos) já possuem este tipo de organização. Cerca de 200 parlamentares já se mostraram favoráveis ao texto proposto.

A proposta de carreira única na PF prevê a unificação dos diversos cargos isolados na mesma carreira.

O ingresso seria universal, via concurso público, pela base da pirâmide da corporação. “Hoje, um agente entra na PF sabendo que nunca poderá chegar ao topo da carreira, que tem um ingresso diferenciado”, explica Boudens, ao afirmar que a alteração motivaria os novos policiais.

Concurso PF
A Polícia Federal tem cerca de 4.500 cargos vagos. Destes, quase metade das vagas são para Agente da Polícia Federal.

Os números indicam a necessidade de se convocar um contingente maior de candidatos deste concurso, bem como a realização de um novo certame.

O último concurso da Polícia Federal teve edital publicado em Junho de 2018. As provas objetivas e discursivas ocorreram em setembro do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário