O site PM LEGALISTA vem acompanhado o caso envolvendo a guarnição da Polícia Militar do estado da Bahia que resultou na morte do Delegado de Polícia Civil, José Carlos Mastique.
Inquérito policial civil e militar foram instaurados, oitivas de testemunhas diversas já concluídas, coletas de provas como imagens de videomonitoramento do posto de combustível, local do ocorrido foram anexadas.
Mas, o site não multiplicará aquilo que já foi debatido e difundido em toda imprensa daquela região.
Vários internautas vem denunciando e enviando áudios os quais policiais civis ameaçam e achincalham a Polícia Militar, chegando a xingamento de "filhos da puta e vadia".
A Polícia Militar também quer a conclusão dos inquéritos para que a verdade prevaleça e demonstre aquilo que foi dito pela guarnição de serviço.
A postura dos policiais civis na região sul do estado baiano é de vingança, revanchismo e guerra declarada.
A convivência entre as instituições é belicosa em rede social, grupos de WhatsApp e em declarações na imprensa local, com afirmações de adjetivar a PMBA de truculenta, assassina, fraudulenta, preconceituosa e covarde.
É notório que os dois policiais já estão presos por força de mandado de prisão. Ordem essa descabida e precipitado, já que ambos nada oferecem de risco as investigações e as testemunhas.
A guerra já declarada e exposta contribui para o caos e distanciamento entre as instituições.
Caso que perdurará por décadas e o sentimento colérico sempre virá a tona.
A sociedade está apreensiva com tais declarações dos policiais civis. São servidores públicos que transitam armados constantemente. Não haverá clima, postura e serenidade por vários anos para que haja uma nova interação e ações conjuntas, infelizmente.
E que por enquanto, cada corporação faça o seu mister constitucional.
Boa noite IRMÃOS.
ResponderExcluirConflitos entre as instituições sempre ocorreram, e ocorrerá.
Porém, que prevaleça a MATURIDADE, assim, que não deixe perpetuar.
Até no seio familiar, irmãos tem desavenças, não por isso, a família será destruída. Terá sempre uma figura conciliadora.
Irmãos, hoje, nas duas corporações, possui, pais, filhos, irmãos, e, parentes diversos. Ainda que não tivesse esses laços sanguíneos, devemos respeito MÚTUO/UNIÃO.
Como me disse um colega "O INIMIGO É OUTRO"...
Enquanto isso, ele, o inimigo, SORRIR...
Isso é verdade, porém deve se ter um amadurecimento entre às instituições para não generalizar. O ocorridp esta causando revolta em grande parte dos policiais civis, mas não como esta escrito no título do blog que a pc declarou guerra a pm. Isso não é verdade, pois existem os extremistas e os moderados em qualquer instituição humana. Não generalizem. NÃO CONCORDEI COM O OCORRIDO, MAS ACREDITO NA JUSTIÇA LEGAL. Investigador.
ExcluirNA VERDADE AMBOS SAO TRUCULENTOS ISSO SERVE DE EXEMPRO PARA GUARDA MUNICIPAL LITERALMENTE DESPREPARADA ETE MESMO SEM CONDUTA POIS VARIOS TA ALI DEVIDO APADRINHAMENTO ENTAO FICA AVISAO SO A SOCIEDADE PERDE POR CONTA DA TRUCULENCIA SEMPRE E BOM PENSAR TODOS PRECISAMOS DE TODOS NO LEITO DE UM HOSPITAL ATE O MENDINGO VIRA SUPER HEROI SANGUE PAZ FE ARMONIA E TUDO EM TODOS OS QUE FAZEM PARTE DA SEGURANÇA TEM QUE ENTEDER QUE SO DEUS DAR SO ELE TEM O DIREITO DE TOMAR. VAMOS TODOS SE UNIR PELA UMA UNICA SEGURANÇA ENTRE AS CORPORAÇAO; FE EM DEUS .
ResponderExcluirDiscordo de você no sentido de generalizar as duas instituições honrosas que são PC e PM da Bahia. Gente que não presta tem nas melhores familias e todos os seguimentos sociais. Mas também tem pessoas honrradas e compromissadas com seus ofícios e na PC e PM não é diferente.
ExcluirAlgo totalmente desnecessário.Não trará o delegado de volta!Quantas operações da PC deram erradas?Quantas vezes vitimaram inocentes?Ah,mas não eram delegados! Neste caso,não conta e nem se levam em conta,já que a vida de um policial civil vale muito, enquanto a de um civil comum,é insignificante! Vergonha na cara é o que falta!Claro que uma perda de um parente, de um amigo,colega,parceiro, é dolorosa,mas é bom lembrar que isto só causará mais dor, já que também morre quem atira,já dizia o grande Falcão do Rappa!Então,vamos crescer e amadurecer,crianças!
ResponderExcluirBom.dia que a.paz possa reinar nos.corações.deste homens e mulheres. Que.trabalham na segurança pública.Porque se isso perdurar quem sofre e toda sociedade e.todos são sociedade que não levamos pra o lado pessoal por causa.de.uma situação. Isolada haja.uma.guerra entre instituições mas tá na hora de União.já vi em os uma.guerra diária.no dia a.dia somos pessoas maduras e.inteligentes isso só vai fortalecer os criminosos.numa.divisão.desnecessária sabemos que difícil.perde.alguém estimado os parentes sAbem.disso que a verdadeira .justiça.seja feita. Quem errou pague.que não vire uma guerra urbana.entre polícias país e.mães.de.famílias.que. reine sobre todos a paz de.Espírito.porque nós .precisamos .uns dos outros ninguém vive sozinho no mundo ninguém sabe.o dia do manhã que de Deus Abençoe. A todos
ResponderExcluirParabéns pela postagem. A policia civil e militar precisa cada uma se RESPEITAR e trabalhar dentro de seus limites legais pois assim fortalecerá a segurança publica que do contrario só vai fortalecer as organizações criminosas. SE O OCORRIDO FOI EXECUÇÃO, COMO PARECE QUE FOI INTENCIONAL OU TRUCULENTA QUE OS CULPADOS SEJAM PUNIDOS SEVERAMENTE.
ExcluirCada instituição deve fazer seu papel que lhe foi atribuido em lei respeitando os limites concedidos a ambas e se respeitando pois combatem o mesmo objeto: O CRIME e defende as mesma vítima: A SOCIEDADE.
ResponderExcluirEpa, Epa, Epa, Sou Investigador da polícia civil, lotado no Sul do estado, nao estou e nem colegas de unidade estamos em guerra com a PM, O delegado José Carlos Mástique, era meu amigo. Não estou em guerra nenhuma com policiais militares quem sejam. Tenha mais responsabilidade na construção do texto.
ResponderExcluirPipiciais truculentos não é digno de nenhuma das intituições decsegurança publica e acredito que o curso de formação não ensina essa prática negativa , pelo contrario, porém o ser humano vaidoso e viciado existe em ambas e precisa ser cortado dessas instituições. Cidadão de bem identificado, seja ele quem for deve ser tratado diferentemente de bandido.
ResponderExcluirEsse tipo de reportagem sim que traz a desunião entre as instituições!
ResponderExcluirO site está defendendo a PM, o dono do site dever ser PM.É sabido por todos o despreparo dos PMs da BA, a maioria são animais, com abordagens que desvaloriza a dignidade da pessoa humana, muito mal educados,passam ostentando em viaturas do estado, nem parecem servidores públicos, que deveriam está trabalhando para nós nos servir. OBS: Mas existem uma minoria que trabalha de mano correta.
ResponderExcluirA PM agora tem que ir para o traquejo para aprender a respeitar os colegas da PC, respeito tem quem respeito da, nao se trata de casos isolados e sim fe uma cultura de desrespeitar os colegas, so vai acabar quando existir protocolos a serem seguidos por todos durante abordagens quando envolverem públicos diferentes principalmente quando os abordados forem policiais.
ResponderExcluir